O que começou com a promessa de ser o melhor campeonato brasileiro dos últimos anos acabou por não passar de um campeonatozinho sem grandes jogos.
.
De quem é a culpa?
.
Não, não foi devido ao baixo nível dos jogadores, pois este campeonato está repleto de talentos.
.
O principal motivo foi a falta de coragem dos grandes times brasileiros. E essa falta de coragem parece ser uma epidemia mundial. Não só no Brasil acampanhamos jogos em que o 0X0 seria o placar mais justo. Afora o Barcelona, aparentemente, nenhum outro clube joga para vencer.
.
Aqui no Brasil, o Santos iniciou o ano de forma empolgante, mas não serviu como vacina para essa trágica epinemia. O próprio Santos voltou a jogar como todos os demais. E eu pergunto, de quem é a culpa?
.
Como tudo no futebol, a culpa maior deve cair nas costas dos dirigentes dos clubes, pois são eles os responsáveis por contratar a equipe técnica e, por sua vez, os jogadores. Falta cabeça a esses dirigentes. Nenhum deles gosta realmente de futebol. O futebol para eles é um negócio, como outro qualquer.
.
Mas a culpa deve ser repartida. O treinador também tem culpa. Até hoje, não apareceu nenhum treinador que táticamente conseguisse vencer uma partida. Essa supervalorização do treinador é algo completamente ilógico e absurdo. Nenhum treinador, por mais bem pago que seja, consegue vencer uma partida. E exemplos posso dar para fundamentar a minha teoria. O Flamengo foi campeão com um treinador completamente desqualificado pela mídia. Luxemburgo, outrora endeusado, foi incapaz de fazer o Atlético jogar bem e, de tabela, quase afunda o Flamengo (idiota aquele que pensa que treinador desaprende com a idade). Felipão nunca ganhará nada com este elenco do Palmeiras. Mourinho levou uma surra do Barça. E por aí vai.
.
Por mais que a "mídia com voz" divulgue, é completamente infundada a idéia de que treinador tem grande participação na conquista de um título. Pelo menos até hoje nunca surgiu um estratega dos gramados. O papel principal de um treinador de futebol é o de manter a ordem e o foco. E nisso, Joel Santana, Cuca, Felipão, Autuori, Muricy, Mano... são todos iguais. E todos, como se fossem gêmeos, adotam a mesma estratégia e "filosofia". Jogam primeiro para não levar gols e, se der, vencem por 1X0. Quero ver Mourinho ser campeão espanhol treinando o La Coruña.
.
Mas não só os dirigentes e os treinadores são culpados pela falta de brilho nos jogos de futebol. O torcedor também tem sua parcela de culpa. Primeiro porque torcedor, em sua maioria, assim como os dirigentes, não gosta de futebol. Torcedor gosta de troféu. Não importa se foi conseguido na maracutaia, na retranca ou na sorte. Torcedor gosta de contar vantagem. Então, vencendo, não importa se o time não marcou um gol sequer durante a competição.
.
Confesso que tenho simpatia pelo Fluminense, mas não consegui ficar acordado no último jogo do campeonato. Deu sono.
.
O péssimo jogo contra o Guarani não me surpreendeu, pois eu coloquei o placar no bolão e me dei bem, ganhei uma coxinha e um guaraná, mas este jogo, e todo o campeonato, deveria incomodar mais gente, deveria, quando pouco, fazer com que os pacotes da Sky não fossem mais comprados. Mas isso, é claro, nunca vai acontecer. Somos poucos os que gostamos de futebol.