segunda-feira, 28 de março de 2011

Alex, o injustiçado.

Mais uma brilhante campanha de Alex na Turquia e ele não é lembrado pela Seleção.

Alex é o artilheiro da competição e o jogador que mais deu assistências. Em 24 partidas ele marcou nada menos do que 19 gols e deu 10 assistências.


Eu me pergunto se existe algum outro jogador brasileiro com melhores números.

Alex é o jogador mais injustiçado que se teve notícia. Deveria ter disputado, pelo menos, duas Copas. Ele seria o meu camisa 10 nas Copas de 1998, 2002, 2006 e 2010. Espero que com Ganso não cometamos a mesma injustiça.

Abre o olho Mano.

Essa não é a Seleção que quero ver. Decididamente estou frustrado com o Mano. Mano está seguindo os passos de Dunga e Parreira.

Contra a fraca seleção da Eescócia, o Brasil optou pela cautela. Mais uma vez Mano jogou para não tomar gols.

O meio de campo com Lucas, Ramires e Elano não é capaz de oferecer perigo a nenhuma seleção de nível. Nenhum dos três é um organizador. E Ramires é, apenas, um marcador veloz. Por que não deixá-lo no banco...

Temos a melhor defesa do mundo, excelentes laterais, mas do meio para frente ainda não estamos seguros. Ainda precisamos encontrar uma dupla de ataque comparável a "Bebeto e Romário" ou "Rivaldo e Ronaldo". Está difícil. Acredito que Neymar tem tudo para virar um top, mas, ainda assim, faltará o parceiro ideal.

No meio, já criamos uma dependência de Ganso. Não jogando ganso ou jogando mal, seremos limitados.

Pergunto se não existe nenhum outro jogador brasileiro capaz de fazer as funções de organizador, mesmo que sem a elegância de Ganso ou sem o preparo físico adequado. E se não seria melhor taticamente jogar com este jogador a jogar com o bom e veloz marcador Ramires.

Eu acredito que sim. A escalação ideal para o meio de campo do Brasil é: Lucas, Elano (ou Renato Augusto ou Anderson...), Ganso e Robinho.

Ramires, Elias e similares deveriam jogar apenas contra adversários mais duros, na vaga de Elano, ou se nós tivéssemos um frente de zaga como Schweinsteiger.

Não jogando Ganso, deveríamos pensar em Alex (mesmo com 33 anos) ou Diego, ou Douglas (mesmo não sendo jogadores top).

Para a vaga de Robinho temos Lucas, que vem se firmando, e Kaká.

Abre o olho Mano, pois com esta mentalidade você dificilmente entrará para a história do futebol brasileiro.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Adeus Muricy.

Acho que só eu e a diretoria do São Paulo não vamos com a cara do Muricy. Já disse em outras postagens que o título do Fluminense no ano passado tem pouco do dedo de Muricy.
.
Muricy é mais um treinador brasileiro formado na "Faculdade Parreira de Futebol". Um excelente motivador, um bom agregador, mas um péssimo técnico-tático. Um retranqueiro de marca maior. E eu detesto retranqueiros.
.
Foi em boa hora. Mas por que razão? A falta de estrutura parece ser uma desculpa esfarrapada. Talvez o medo de ser eliminado da libertadores em uma das chaves mais fáceis seja algo mais plausível. Seja como for, já não me interessa.
.
E pelo amor de Deus, que o Santos não o contrate.
.
Veremos quem o Fluminense contrata. Espero que seja alguém que faça Edinho jogar de zagueiro, que coloque dois meias e três atacantes.
.
Quanto ao Fla-Flu, foi assim assim. Muricy entrou com medo. Sem Deco, deveria optar por jogar com Araújo, Emerson e Rafael juntos. Ou, pelo menos Souza. O flamengo, por sua vez, tem um elenco limitado. Não tem como Luxemburgo fazer milagre.
.
Com Maldonado, Willians e Renato não tem como o Flamengo ter uma boa armação. O Flamengo precisa contratar Renato Augusto, Henrique (Cruzeiro) ou Anderson (Manchester). Taí, Anderson seria o jogador perfeito para o Flamengo. Um volante que sabe armar, sabe jogar em espaços curtos.
.
E eu defendo ainda o Luxemburgo quando ele opta por escalar o Ronaldinho mais perto da área. Acho que, hoje, é a faixa de campo ideal para seu estilo de jogo. Nós devemos parar de querer que o Ronaldinho faça sempre grandes lançamentos e dribles. Ele já não é o mesmo jogador. Não tem a arrancada de antes. Ficou forte. Trocou a velocidade pela força.
.
Isso não significa que ele esteja acabado ou que não seja um dos melhores do mundo. Significa apenas que deve adaptar seu jogo ao seu físico. E é isso que Luxemburgo pretende. Fazer com que ele precise se movimentar menos, que jogue um pouco de costas, que faça gols de cabeça, que segure dois zagueiros, em suma, que troque o meio pelo ataque.
.
Ronaldinho é um dos melhores cabeceadores do mundo. É um dos poucos jogadores que sabem fazer bem o pivô. Ainda dribla bem e chuta forte. Por que não ser centro-avante?