segunda-feira, 20 de junho de 2011

Acabou a graça

Assistir uma partida de futebol está se tornando um péssimo entretenimento. Isso, no mínimo, é um contrasenso. Com tanto dinheiro girando no futebol e o esporte não virou o circo que imaginaram. O circo que digo, com o devido respeito que merece, não é o malamanhado Picolino, que perambula pelo interior do nordeste exibindo leões famintos, palhaçadas repetidas e atrações desbotadas. Todos imaginavam que o futebol se tornaria um grande Circ de Soleil, sempre com muito colorido e imaginação. Algo que cativa as vistas antes mesmo da razão.

Pois bem, não está sendo assim. E não digo que não está sendo assim no Brasil, não está sendo assim em nenhuma parte do globo. Imaginando, desde já, que a Catalunya é um rincão fora do planeta.

A minha teoria é simples, poucos gostam de futebol.

A esmagadora maioria gosta de fofoca, gosta de saber se Ronaldo está gordo, se Neymar vai ou não para o Madrid, se Pato está traçando a Berlusconi. E torcedor gosta apenas de títulos. Qualquer vascaíno, palmeirense, torcedor do Bangu ou da Seleção ficaria contentíssimo se sua agremiação ganhasse um campeonato roubado e jogando feio. Na reta final da competição, não perderia nenhum jogo.

E o motivo é simples, torcedor não gosta de futebol, gosta de tirar sarro com os amigos que torcem para o rival. Querem dizer para os filhos que estavam presentes naquele dia. Mas verdadeiramente pouco importa se o jogo agrada ou não.

Sinceramente imaginei que depois da Copa na africa, o futebol adotaria um estilo mais ofensivo. Vimos a sempre cautelosa Alemanha jogar pra frente, vimos a Espanha, com seu tique-taca (tudo bem que nem tão belo assim) ser campeã. E vimos os times de guerreiros abaixarem os escudos e se renderem como maricas. Mas nada mudou. A palavra "guerreiros" ainda é a mais utilizada por jogadores e comentaristas. Desgraçadamente virou moda.

O Barcelona ganha tudo e mesmo assim nenhuma grande equipe teve a inteligência de imitar o Barça. Só o Bahia de Feira teve a ousadia.

Pois bem, o Santos poderá ser campeão da Libertadores com um grande elenco e um futebol que não merece o tempo gasto em frente do televisor. E todos dirão que Muricy é um gênio.

Acabou a graça do futebol.

2 comentários:

  1. Vc tem toda a razao. Por fim estou de acordo com algo q vc fala :).
    O Vasco por exemplo deveria se retirar do campeonato.
    O Flamengo eh time, porem R10 ta pisando na bola. Alem disso "farta" tudo, um lateral 2 zagueiros, 3 meio de campo, um atacante.

    ResponderExcluir
  2. Pra vc, apaixonado por futebol e pelo Flamengo.
    http://www.ricaperrone.com.br/2011/06/o-complicado-flamengo-2011/

    ResponderExcluir