terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Catalunha quer a independência.

Na Catalunha, futebol e política caminham de mãos dadas e, ontem, o Barça deu uma mãozinha na luta pela independência.
.
A crise econômica que assombra o Estado Espanhol pode pressionar e apressar a criação de uma Catalunha independente. A União Européia também favorece a independência. Mas o futebol é o principal formador de uma identidade em conflito com a capital. O Barça simboliza a luta da Catalunha contra o poder opressor do Estado Espanhol, simbolizado pelo Real Madrid, o favorito da Coroa, de Franco e da maior parte dos castelhanos.
.
Ou seja, ontem, mais do que uma excelente partida de futebol, vimos mais uma punhalada em uma briga que já dura séculos. Acredito que a independência catalã passa, também, pela superioridade do Barça nos próximos anos.
.
Bem, e o jogo, como foi?
.
Os times entraram com seus melhores jogadores. São, inclusive, dois times muito parecidos tecnicamente. O Barça não é exageradamente melhor do que o Madrid. Tem sim, uma pequena superioridade, mas nada que impedisse uma vitória do Madrid.
.
O que mais faz a balança pesar para o Barça é a presença de Lionel Messi, um dos melhores jogadores de todos os tempos. A simples presença de Messi faz com que Xavi e Iniesta, dois grandes centrocampistas, se tornem ainda melhores. E esses três juntos fazem a superioridade do Barça.
.
O Madrid também conta com bons jogadores, mas nenhum é Messi. Cristiano Ronaldo é um excelente atacante, mas precisa ter espaço para brilhar. Ontem, Puyol não deu esse espaço. Os jovens Ozil e Di Maria ainda não são craques e exigir-lhes uma atuação brilhante em um clássico como este é um tanto irreal. Mas o que o Madrid mais sente falta é de um grande 9, um outro Ronaldo. É aí que Mourinho deve buscar se reforçar primeiro. Aí e na lateral direita.
.
O jogo de volta promete ser outro jogo. Poderemos ver uma goleada do Madrid ou uma reedição do Barça. Tudo é possível quando os dois times que mais encantam decidem se enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário