quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Teoria do guerreiro.

Impressionante como falta coragem aos treinadores de futebol. Esta "cautela tática" parece ser uma doença em escala mundial. No Brasil, aparte Dorival Júnior no Santos, todos os treinadores estão contaminados. Acredito que deveríamos trazer campeões de esportes radicais para treinarem as equipes de futebol. Ou, quem sabe, jogadores de Pôquer. No mínimo trariam mais emoção aos jogos.
.
Ontem, Flamengo e Corinthians refletiram os sintomas dessa tenebrosa epidemia. O Corinthians precisava vencer para assumir a liderança da competição e, ao sofrer o empate, preferiu segurar o resultado. Digo segurar o resultado, mas Tite diria rearrumar a defesa para partir para o contra-golpe mortal. Depende do ponto de vista. O ponto de vista daquele afligido pela tal "cautela tática" é sempre o de buscar a vitória pelo erro do adversário ou pelo milagre divino de um gol de escanteio.
.
Poderíamos resgatar o espírito do "guerreiro". Digo do guerreiro clássico, não o do guerreiro brahmeiro. O guerreiro clássico ou homérico era aquele que buscava a imortalidade através de grandes feitos, era o herói. O brahmeiro é o guerreiro medíocre, que aceita a sua mediocridade e tenta compensar suas limitações exclusivamente pelo esforço, elevando o esforço à categoria de maior das qualidades. O guerreiro clássico morreria para alcançar a glória, o brahmeiro apanharia vergonhosamente para sobreviver. São pontos de vista.
.
O futebol atual carece desse espírito. Maradona foi um herói no banco de reservas, morreu (como treinador) buscando essa glória. Poucos são os heróis que sobrevivem, daí que os medíocres nunca tentem imitar ao herói. A morte tem uma cara muita feia.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bola de Ouro da Fifa.

Cada um tem na ponta da língua o nome do melhor jogador do ano, mas a escolha não é assim tão fácil. Messi é, possivelmente, um dos dez melhores atacantes de todos os tempos, ao lado de Ronaldo, Romário, Tostão, Cruyff, Van Basten, Gerd Muller, Pelé, Eusébio, Di Stefano e Puskas. Para não falar do lendário austríaco Josef Bican que tem mais gols oficiais do que Pelé e que de 1937 a 1948, no auge da carreira, marcava impressionantes dois gols por partida, mas que não conheço mais do que relatos e dados.
.
Vocês sabiam que em jogos oficiais Romário fez 5 gols a mais do que Pelé... Pois é, são dados da IFFHS.
.
Pois bem, Messi é o novo fenômeno. E por mais que Cristiano Ronaldo seja um excelente atacante e candidato a entrar nesta lista dos 10 de todos os tempos, nunca será tão bom quanto Messi.
.
Mas não só atacantes ganham a bola de oura, muitas vezes são os centrocampistas que levam o troféu. Hoje não há um meia top 10, como foram Zico, Maradona, Zidane, Garrincha, Didi, Laudrup, Platini, Rivelino, Falcão, Gullit, Matthaus, Alex ou Ronaldinho. Mas temos sim três excelentes candidatos ao troféu de melhor do ano, Schwainstaiger, Xavi e Sneijder. Xavi, por ter sido campeão da Copa e Sneijder pela Liga dos Campeões, podem conseguir mais votos do que Messi. E, vale lembrar, caso estes três jogadores consigam manter o nível atual por mais alguns anos, certamente merecerão entrar na lista dos melhores de todos os tempos.
.
Vale lembrar que esta eleição é, em grande parte, uma escolha política.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Real Madrid X Milan

O Madrid perdeu a oportunidade de golear o Milan no Santiago Bernabeu, tamanha a diferença entre as duas equipes hoje.
.
O Milan, como venho dizendo, tem jogadores tão ruins que, caso disputasse o Brasileirão, certamente, estaria brigando para não ser rebaixado. Exagero? Nada.
.
O goleiro é muito franco, apesar de não ter jogado mal hoje.
.
Nesta tomou todos os dribles que poderia tomar.
.
Bonera é tão ruim atrás quanto Souza de centro-avante. O gol contra foi o de menos.
.
Zambrota desaprendeu a jogar. Incrível. Talvez tenha sido por ter ficado na reserva de Oleguer, quando jogador do Barcelona. Traumatizou o probre. Nada mais explica a queda de rendimento de um dos melhores laterais até o ano de 2006. Ou isso ou é um irmão gêmio de Zambrota que assumiu a sua identidade.
.
Antonelli é aquele lateral que não entra em campo. É como jogar com menos um. Não defende, não ataca, se esconde para não receber o passe. Nunca acertou um cruzamento na vida. Não jogaria no Paysandu ou no Santa Cruz.
.
Gatuso morreu e não enterraram o pobre. Sempre foi grosso, mas era um verdadeiro touro. Parava qualquer atacante na base do encontrão. Mas agora... Está mais lento do que Vander do Vitória. Quando vai dar uma "chifrada", nem o pano encontra.
.
Seedorf poderia jogar os 15 minutos finais de uma partida.
.
Pirlo perdeu o pouco físico que tinha, mas continua sendo um bom volante/armador.
.
Pato está acostumado a jogar contra times fracos. Só pega baba no péssimo Calcio e, por enquanto, na Seleção só tem enfrentado timecos. Ainda está muito abaixo do nível dos melhores atacantes do mundo. Seria bom ele abandonar a Itália e partir para a Inglaterra.
.
Ronaldinho não joga sozinho desde 2006. Precisa que alguém se movimente para que possa dar um passe em profundidade. Continua sendo um grande jogador e acredito que seria um bom nome para substituir Ganso.
.
Ibrahimovic é um dos melhores atacantes do mundo, mas nunca jogou sozinho.
.
E Robinho está no banco. Deus sabe por que cargas d`água. Até de zagueiro ele tem vaga neste time. É o único jogador com mobilidade no meio de campo do Milan.
.
Por outro lado, Mourinho diminuiu as deficiências defensivas do Madrid com a contratação do regular Ricardo Carvalho. Uma pena Maicon não ter se transferido para o time espanhol.
.
Marcelo dá sinais de que deve ser o titular da lateral brasileira. Özil é o Ganso alemão. Khedira dá mobilidade ao meio de campo. Cristiano Ronaldo corre por dois. E o resto da equipe torna o Madrid um grupo equilibrado.
.
Incontestável vitória merengue.

Briga boa.

Não só a briga pelo título será emocionante. Agora, com mais uma vaga para a libertadores, Atlético-PR, Grêmio, Botafogo, São Paulo e Palmeiras travarão disputa empolgante por esta vaga. Começa um novo campeonato. Os dez primeiros colocados terão a cada rodada um bom motivo para lotar seus estádios.
.
E os dez times da parte inferior da tabela? Também farão bela disputa, seja para não cair, seja por uma vaga na Copa Sul-Americana (que agora dá uma vaga para a tão sonhada Libertadores).
.
Eis porque prefiro o campeonato de pontos corridos. Uma pena que quase ninguém gosta de futebol no Brasil...
.
É verdade, poucos torcedores gostam verdadeiramente de futebol, daí a falta de público nos estádios. O que a grande maioria gosta é de ver o seu time disputando o título. É por isso que mais gente acude aos estádios dos primeiros colocados da série B do que dos times intermediários da série A.
.
E é por isso que um jogo entre Ceará (que não disputa nada) e Cruzeiro, em Fortaleza, não terá a casa cheia. Quem gosta mesmo de futebol não perde um jogo do Cruzeiro, do Fluminense, do Santos ou do Internacional.

domingo, 3 de outubro de 2010

Brasileirão: reta final.

Após a vigésima sétima rodada do Brasileirão, nada mudou. Nada vírgula. Se o campeonado brasileiro havia começado com equipes jogando ofensivamente, talvez por imitarem o Santos de Dorival Júnior, agora todos jogam ao estilo "Parreira" de entender o futebol. O estilo Parreira resumi-se pela máxima: "jogar para não levar gol". Assim, os times se esquecem que é melhor vencer uma partida por 5X4 do que empatar em 0X0. Pelo visto, o Santos de Dorival Júnior foi só um sonho de meio de tarde; curto e sem lembranças.
.
Muricy é a reencarnação de Parreira, só que menos intelectual. E o Fluminense, que tinha tudo para levar este campeonato jogando como o Santos de Dorival, caso consiga ser campeão, só será lembrado por seus próprios torcedores.
.
Os favoritos ao título continuam os mesmos: Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e Internacional. Ainda acredito que o Cruzeiro leve ligeira vantagem em relação ao Corinthians, pois tem um banco de reservas melhor. Se não joga o Wellington Paulista, joga o Ernesto Farías ou o Robert. Tem quatro bons zagueiros (Léo, Gil, Leonardo Silva e Edcarlos) e quatro bons volantes (Fabrício, Henrique, Gilberto e Marquinhos Paraná). Até Montillo, caso não jogue, é substituível. Roger pode dar conta do recado. Ou seja, o Cruzeiro tem, junto ao Internacional, o melhor elenco do torneio.
.
O campeonato segue aberto, mas o campeão sairá dentre os quatro acima apontados.