Cada um tem na ponta da língua o nome do melhor jogador do ano, mas a escolha não é assim tão fácil. Messi é, possivelmente, um dos dez melhores atacantes de todos os tempos, ao lado de Ronaldo, Romário, Tostão, Cruyff, Van Basten, Gerd Muller, Pelé, Eusébio, Di Stefano e Puskas. Para não falar do lendário austríaco Josef Bican que tem mais gols oficiais do que Pelé e que de 1937 a 1948, no auge da carreira, marcava impressionantes dois gols por partida, mas que não conheço mais do que relatos e dados.
.
Vocês sabiam que em jogos oficiais Romário fez 5 gols a mais do que Pelé... Pois é, são dados da IFFHS.
.
Pois bem, Messi é o novo fenômeno. E por mais que Cristiano Ronaldo seja um excelente atacante e candidato a entrar nesta lista dos 10 de todos os tempos, nunca será tão bom quanto Messi.
.
Mas não só atacantes ganham a bola de oura, muitas vezes são os centrocampistas que levam o troféu. Hoje não há um meia top 10, como foram Zico, Maradona, Zidane, Garrincha, Didi, Laudrup, Platini, Rivelino, Falcão, Gullit, Matthaus, Alex ou Ronaldinho. Mas temos sim três excelentes candidatos ao troféu de melhor do ano, Schwainstaiger, Xavi e Sneijder. Xavi, por ter sido campeão da Copa e Sneijder pela Liga dos Campeões, podem conseguir mais votos do que Messi. E, vale lembrar, caso estes três jogadores consigam manter o nível atual por mais alguns anos, certamente merecerão entrar na lista dos melhores de todos os tempos.
.
Vale lembrar que esta eleição é, em grande parte, uma escolha política.

Por fim, rendido aos pés de Messi.
ResponderExcluirPorém essa bola de ouro acho que deveria ficar com Iniesta, peça fundamental para o triunfo "de la roja".