segunda-feira, 18 de julho de 2011

Apenas um exemplo

Estava na boca de todos nos anos 80: "a melhor defesa é o ataque". Quase todas as pessoas ligadas ao futebol acreditavam nisso. Hoje vemos uma reviravolta neste pensamento. A maioria defende justo o contrário: o melhor ataque é a defesa. Atualmente 99% dos treinadores jogam para não perder.

No jogo de ontem podemos dar uma prova disso.

Imaginem que naquele jogo o Brasil tivesse sofrido um gol no final do primeiro tempo, retornando para o segundo com o placar em 0x1. Bem, imaginem que a segunda parte fosse exatamente igual, o Brasil apertando mas sem conseguir marcar. Imaginem isso. Agora imaginem se Mano Menezes faria as alterações que fez. Imaginem se ele tiraria Neymar para dar entrada a Fred e tiraria Ganso para dar entrada a Lucas.

Seguramente não. E é lógico, vocês me dirão. Pois ele precisaria fazer um gol para não ser eliminado, para não perder. Sim, é lógico.

Então vejamos a situação por outro ponto de vista, se o Brasil jogasse para vencer ele teria que marcar pelo menos 1 gol quando a partida estava em 0x0. O placar de 0x0 obrigaria o Brasil a pressionar intensamente o Paraguai, a arriscar-se. Vejam onde quero chegar. Em nenhum momento o Brasil priorizou a vitória, enlouqueceu por não conseguir marcar, arriscou um pouco mais. E é aí que podemos notar com toda clareza que o Brasil não jogou para vencer, jogou, antes de tudo, para não levar o gol. E não levou.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente. Mas nao posso ignorar os desastres ocorridos sobre o gramado bem aparado, amplamente iluminado pelos holofotes do estádio, sob urros e grasnos de uma torcida eufórica. A pequenez desse jogo encaixa-se confortavelmente à mediocridade da tática adotada. Nao marcar gol, ainda mais em circunstâncias de real perigo, é uma derrota. O Brasil tinha obrigação de vencer, nao apenas pela sua história, mas principalmente pelo futuro, que, agora, diante de sucessivos fracassos, torna-se incerto. A melhor tática, tomaz, é fazer gols para vencer - e assim sempre o será. Afinal, o sentido único d uma partida é golear. Nao sao as bolas defendidas, tampouco os passes interrompidos, que contam: sao os gols marcados. O técnico tem de entender isso.

    ResponderExcluir