Pelo menos no discurso Mano aponta para uma melhora. Os convocados são nascidos, em sua maioria, em 1986/1987. É certo que jogadores como Maicon, Kaká e Júlio César não devem ficar de fora por muito tempo, mas o ciclo da excelente defesa (Lúcio, Juan e Gilberto Silva) deve mesmo ter ficado para trás. A sorte é que contamos com novos bons zagueiros, como Thiago Silva e David Luiz.
.
Quem poderia ter sido convocado e não foi? O principal nome, para mim, foi o de Fred. Fred é tão bom ou melhor do que Luis Fabiano e tem três anos menos, o que o credencia a ser o novo número 9 da Seleção. Outros nomes que poderiam estar nesta lista: Nilmar (84), Anderson (88), volante do Manchester United, Diego Souza (85) e Íbson (83). Diego Souza deveria atuar como primeiro volante. Absurdo? Não acredito. Ele tem todas as características de um bom primeiro volante no esquema que, possivelmente, será adotado por Mano, o 4-2-3-1. Forte, com boa arrancada, visão de jogo e remate. Diego Souza, caso jogasse como volante, estaria sim entre os convocáveis, disputando vaga com Lucas. Já Íbson e Anderson seriam boas opções para segundo volante, assim como Hernanes e Ramires.
.
Outros nomes que poderão aparecer, mas que ainda não estão entre os melhores: Breno (89), Miranda (84), Henrique (85), Renato Augusto (88), Thiago Neves (85) Keirrison (88), Jô (87), Sóbis (85), Thiago Ribeiro (86) e Kléber Gladiador (83).
.
Com esta lista, qual o time ideal? Partindo do esquema adotado por Mano eu armaria assim:
.
Victor;
Daniel, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo;
Lucas e Ramires;
Robinho, Ganso e... Carlos Eduardo, Tardelli, Pato ou Neymar;
Tardelli, Pato ou Neymar.
.
Muita água vai rolar e muitos nomes ainda aparecerão. Vale lembrar, Zidane, Romário, Rivaldo etc jogaram muito bem com 34 anos e nunca um treinador pode abrir mão de um jogador que hoje tenha 30 anos por imaginar que daqui a 4 anos ele estará jogando mal. Desta forma, nomes como Kaká, Maicon e até Ronaldinho deverão ser levados em conta. Nenhuma seleção vence ou perde uma Copa do Mundo por sua média de idade elevada ou muito jovem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário