Numa final sem muito brilho e equilibradíssima, a Espanha levou a melhor. Será que a Holanda está fadada a morrer na praia?
.
Faltou ousadia para ambas equipes. Aparentemente, Espanha e Holanda estavam mais preocupadas em não perder do que em vencer. Poucas vezes vimos uma das equipes atacar com mais de cinco jogadores, ninguém queria dar o primeiro passo e correr riscos. Quem perdeu foi o público. O jogo acabou sendo muito violento e pouco vistoso. Até quando seremos obrigados a ver jogos tão sem graça em uma final de Copa? Como podem duas excelentes equipes não divertirem o público? Boa parte da culpa tem a regra do futebol, mas outra parte considerável reside na exaltação do resultado. Quando o resultado está por cima do próprio futebol, o espetáculo corre sérios riscos de se tornar enfadonho.
.
O jogo foi equilibrado e qualquer um poderia sair com a vitória. A Espanha, taticamente, jogou um pouco melhor. O erro maior do treinador holandês foi apostar por Van Persie como centro-avante. O atacante do Arsenal, assim como Fernando Torres, não brilhou nesta Copa, mas ao contrário do espanhol, jamais deixou a titularidade. Será que o treinador holandês foi obrigado por contrato a escalar Van Persie? Neste jogo em particular, Van Persie não fez nenhuma jogada, mas jogou até o final. Algo passa...
.
Pois bem, a melhor seleção espanhola da história venceu a melhor seleção holandesa dos últimos 20 anos. Sneijder demonstrou que é um dos melhores jogadores do mundo. Messi, apesar de não marcar, demonstrou que é um craque. A Alemanha demonstrou que se pode vencer sem cabeça de área e jogando ofensivamente. O Uruguai demonstrou que a sorte faz parte de uma Copa. Dunga demonstrou que futebol não tem nada a ver com guerra. E o polvo demonstrou que existem mais coisas entre o céu e a terra do que julga a minha parca filosofia.
.
Acaba a Copa, mas não o blog. Seguiremos acompanhando de perto o que rola pelo mundo da bola. Agora, mais sábio, abandonarei mãe Selma e meu pai de santo, e me consultarei com o octopoda advinho.
Excelente cobertura da Copa tivemos neste blog. Aguardo para ver o que vem por aí.
ResponderExcluir