quarta-feira, 5 de maio de 2010

Reflexão inesperada.

Alguns leitores de fora da Bahia andam perguntando o que significa "baba", na expressão "baba de quarta". Baba, na Bahia, tem o mesmo significado de pelada para o Rio de Janeiro. Agora o porquê do nome baba eu não sei informar. Não sei, mas inventarei uma resposta. Talvez seja a correta. E como chutar é sempre apropriado em se tratando de futebol... Dizem por aí que o termo pelada vem de 'péla', outrora o nome dado às bolas feitas de borracha. Aqui na Bahia, as crianças utilizavam uma bexiga de porco ou de boi para a confecção da bola. Como estas eram gosmentas, semelhantes a uma baba de lesma, receberam o nome de baba. Assim, o jogo de bola consistia em bater na baba com os pés, o que gerou o termo tipicamente baiano: bater o baba.
.
Aclarado o assunto, recordo a polêmica que causou no baba de quinta a lista de convocados elaborada pelo 'fanfarrão' Neto, sendo ele o treinador. A lista dos 23 eleitos é, em partes, melhor do que a de Dunga, contudo alguns pontos são, no mínimo, destemperados. Seu titular no gol seria Rogério Ceni. Acredito que muitos de vocês já começaram a torcer o nariz. Júlio César e Felipe seriam os reservas. Na zaga, a dupla titular seria Lúcio e Juan, com Alex Silva, Miranda e Chicão no banco. Na lateral direita, Maicon. Na esquerda, Roberto Carlos. Na reserva dos dois, Daniel Alves. O meio de campo seria formado por Hernanes, Elias, Kaká e Alex. No banco estariam lembrados Thiago Motta, Ronaldinho, Ganso e Arouca. E o ataque seria formado por Robinho e Luis Fabiano, com Nilmar e Kléber, atacante do Cruzeiro, na reserva. Vejamos como iniciar o comentário. Antes de mais, me alegra que alguém mais se recorde de que Alex merece ser titular e que Motta merece uma vaga para a África do Sul. Outro detalhe favorável a Neto é a convicção de que Gilberto Silva deve estar fora e o Brasil deve jogar com um meio de campo mais criativo.
.
De pior, além de deixar na reserva o melhor goleiro do mundo, é descartar a presença de quatro jogadores com possibilidades de atuar como lateral. Nenhum dos zagueiros ou volantes tem este cariz. Além da escolha de Roberto Carlos como titular. Quatro zagueiros me parecem suficientes. No mais, Elias não tem futebol para ser titular, apesar de ser melhor, hoje, do que Ramires. E Thiago Silva não deveria estar fora desta lista. Como disse, a lista de 23 é mais atraente do que a última lista de Dunga, contudo o time titular e algumas alterações seriam necessárias.
.
Fora isso, chama atenção a quantidade de jogadores de clubes brasileiros, o que nos faz refletir sobre se não seria preferível, do ponto de vista global, que a seleção mantivesse uma quantidade razoável de atletas '100% brasileiros'. Por exemplo, quando dois jogadores fossem igualmente bons, não seria melhor eleger o que joga no Brasil... No caso, os goleiros reservas. Ou Miranda no lugar de Luisão. Ou Hernanes na vaga de Ramires... Isso, a longo prazo, fortaleceria o campeonato brasileiro e, consequentemente, fortaleceria as futuras seleções. O fanfarrão Neto, talvez inconcientemente, nos dá algo em que pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário