Amanhã conheceremos o campeão europeu de clubes. A mídia direciona o confronto como sendo entre uma equipe ofensiva e uma retranqueira. O próprio Van Gaal deu pano para manga ao afirmar que ele joga para dar espetáculo e Mourinho joga pelo resultado. Ou seja, seria mais ou menos como uma final entre Santos e São Paulo. Já veremos que as comparações estão equivocadas. O Bayern, realmente, atua muito parecido com o Santos. Van Bommel, o volante mais recuado, não é defensivo. Seria o Arouca do Bayern. O outro volante, Schweinsteiger, assim como o jovem Wesley ou Marquinhos, é um meia de ofício. Ribéry seria o Ganso, e logo, os dois times jogam com três atacantes. Em ambas equipes, os laterais apoiam constantemente.
.
Até aqui tudo bem. O Santos joga para dar espetáculo, assim como o Bayern. O problema está em comparar o São Paulo com a Internazionale. Eto'o, Pandev e Milito são os três atacantes da Inter e fazem, em certo sentido, as mesmas funções de Marlos, Dagoberto e Fernandão, o trio atacante do São Paulo. Os laterais de ambas equipes constumam apoior regularmente. Somente até aqui vão as semelhanças entre as duas equipes. De saída já observamos uma monumental diferença entre os esquemas dos dois: no São Paulo não joga um meia, como o holandês Sneijder na Inter. Depois, o São Paulo joga com três zagueiros: Miranda, Alex Silva e Richarlyson, e um frente de zaga (quase zagueiro) que é o Rodrigo Souto. Na Inter jogam dois zagueiros, e o volante mais recuado, Thiago Motta, não está lá apenas para destruir. Motta tem liberdade para subir e qualidade para armar.
.
Em suma, enquanto o São Paulo jogar com Rodrigo Souto no meio e três zagueiros atrás, será quase impossível ser caracterizado como um time ofensivo. O São Paulo é retranqueiro. Já a Internazionale não. A Inter foi retranqueira no segundo jogo contra o Barcelona. Entrou para contra-atacar e, com a expulsão de Motta, jogou totalmente dentro do seu campo de defesa. Mas em inúmeras outras partidas, a Internazionale jogou para frente. Tanto que teve o melhor ataque do campeonato italiano. Vale lembrar que Pandev não é um bom jogador e Eto'o não vive a melhor fase de sua carreira, o que contribuiu para que a Inter não marcasse mais gols na temporada.
.
Amanhã não jogam Motta (Inter), nem Ribéry (Bayern). Possivelmente, os substitutos serão Altintop pelo Bayern e Stankovic pela Inter, o que não provocará grandes mudanças nos esquemas de Van Gaal e Mourinho. Tudo indica que veremos um bom jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário