Os torneios europeus estão, quase todos, finalizados. Em Portugal, o melhor time do Benfica dos últimos anos, levou o campeonato. Do Benfica, vale destacar alguns jogadores: David Luiz, Di Maria e Cardozo, artilheiro do campeonato com 26 gols em 29 jogos. O Benfica deve tentar manter a equipe para a próxima temporada, e assim buscar uma boa Liga dos Campeões. Tem time para isso. Na França, deu Marseille. Depois de ficar em terceiro e segundo nas duas últimas edições, o tradicional Olympique de Marseille finalmente (desde 93) volta a sentir o gosto de ser campeão. Teve ainda o artilheiro, o senegalês Niang. O campeonato foi fraco, assim como o time de Marselha. Ninguém merece destaque. Na alemanha, o Bayern sagrou-se campeão. Um campeonato duro, mas sem muito brilho. O Bayern se reforçou esta temporada, mas a saída de Lúcio foi bastante sentida. Por sorte, o novo craque do time, o atacante Roben, jogou muito bem na reta final. O time bávaro está obrigado a reforçar a sua defesa e o seu ataque. O artilheiro do time, Olic, é um jogador batalhador, mas longe de figurar entre os grandes. Na Inglaterra, o Chelsea, melhor time do mundo, foi campeão. Drogba, foi o artilheiro. Para a próxima temporada, o Chelsea já deve pensar em renovar o elenco. Fernando Torres, Cesc Fábregas e Aguero seriam bons nomes. Sem falar em Xavi, Messi e Kaká, visto que dinheiro nunca foi o problema do time londrino.
.
Na Itália, tudo indica que a Inter fature mais um título. É o melhor time, mas, se bobear perde o scudetto para a Roma. A Internazionalle tem um excelente grupo, mas precisa contratar um lateral esquerdo e um atacante se quiser manter o fôlego na próxima temporada. O Milan tem um dos piores times da história e isso facilitou a conquista da Inter. Fora Thiago Silva, o Milan não tem nenhum bom defensor (Nesta passou praticamente toda a temporada lesionado). Precisa, também, contratar laterais, volantes, meias e atacantes. Resumindo, deste elenco, que o treinador Leonardo conseguiu fazer milagre, deveriam continuar: Dida, Thiago Silva, Nesta, Zambrota, Pirlo, Seedorf, Ronaldinho, Pato e Hunteelar, mas apenas Thiago Silva, Pirlo e Ronaldinho deveriam ser titulares. Já na Espanha, o Barcelona ganhou do Sevilla, com certo susto, e praticamente é o campeão. Xavi e Messi foram fenomenais, muito acima da média, e sustentaram a equipe do Barcelona. Ambos mudaram de posição esta temporada; Messi começou a jogar mais centralizado e Xavi mais próximo da área, podendo assim dar o último passe. A melhoria no rendimento de ambos se deve, em grande parte, a esta mudança. O Barcelona precisa se reforçar. Como a política de catalanização deve prosperar, o Barcelona se obriga a contratar Cesc Fábregas do Arsenal. Messi e Ibrahimovic são a melhor dupla atacante do mundo e, se Ibrahimovic não foi excepcional esta temporada, cabe esperar a próxima. O Real Madrid contratou dois dos melhores jogadores do mundo, o meia Kaká e o atacante Cristiano Ronaldo. Faltou contratar o Rooney para formar um time parecida com aquele que foi apelidado de Galácticos (Zidane, Figo e Ronaldo). Quem sabe Rooney não desembarca em Madrid depois da Copa... Mesmo com uma eventual contratação de Rooney, o Madrid precisa se reforçar bastante. Dois zagueiros, que poderia ser o sérvio Vidic e o brasileiro Thiago Silva. Além de uma dupla de zagueiros, o Madrid precisa contratar um volante, para jogar ao lado de Xabi Alonso.
.
Veremos se algum dirigente presta atenção às minhas palavras, pois sempre é bom que os grandes clubes estejam com grandes times.
Nenhum comentário:
Postar um comentário