domingo, 2 de maio de 2010

Época de campanha.

Falta pouco mais de uma semana para a divulgação da lista de convocados do treinador Dunga e de todos os lados, jornalistas, blogueiros, ouvintes, fazem campanha para seus jogadores favoritos. A cada jogo, a cada atuação boa ou má de um jogador, surgem novos argumentos para embasar uma preferência. A bola da vez, indiscutivelmente, é a dupla santista, Neymar e Ganso. Hoje, o dia de campanha foi extremamente favorável a Ganso, que pôde dar mostras de que já não é um garoto. Com comportamento de veterano, chamou a responsabilidade para sí e conseguiu inúmeros votos dos eleitores indecisos. Até quem estava certo de votar nulo, decidiu rever sua posição. Se o argumento para não levá-lo era a imaturidade, hoje vimos que não merece ser levado a sério. No meu caso, já revi o meu voto, e Ganso seria o reserva imediato de Alex.
.
Quanto a Neymar, ainda paira a dúvida. Acredito no talento do garoto a ponto de apostar uns R$23,50 que ele será, merecidamente, o atacante do Brasil na próxima Copa. Ainda não sei se jogando como segundo atacante ou como centro-avante. Contudo, seu comportamento dentro de campo, não apenas hoje, demonstrou que necessitará de muito acompanhamento psicológico. Levá-lo, significaria deixar fora da lista a Nilmar ou Robinho e, hoje, não sei se teria essa coragem. Talvez, isso sim, pudesse levar cinco atacantes. Se eu fosse Dunga estaria com a cabeça ardendo...
.
Toda campanha ganha ou perde força na reta final. Ronaldinho, pelo visto, saiu de pauta. Então eu, daqui deste canto insignificante da imensa cadeia de formação de opiniões, grito aos berros em pró de Ronaldinho, que estimo como o grande atacante que sempre deve estar presente em uma seleção brasileira. Nós brasileiros merecemos, se não por justiça terrena, por caridade divina, contar sempre com um craque em nosso ataque e outro na armação do jogo. No mínimo. E se Dunga segue desouvindo os desígnios divinos, poderemos pagar caro tal ofensa.
.
Roberto Carlos faz campanha por uma vaga na lateral direita. Como aqui no Brasil, mais que em qualquer outro lugar, valorizamos exageradamente ao jogador que faz gols, Roberto Carlos, com seus chutes de fora da área, vem subindo no ibope. Uma pena. Se o que se quer é um lateral que faça gols, melhor convocar um ponta esquerda para a posição.
.
Se só marcando gols se consegue ser eleito, então deveriam estar em alta, tanto Thiago Motta, quanto Alex. Motta fez mais um hoje. E Alex segue com uma média de 1 gol ou assistência por partida. Outro quesito na preferência do eleitorado é a conquista de títulos. Lucas, assim, se deu mal. O Liverpool terminará esta temporada sem títulos e sem a vaga na próxima Liga dos Campeões. Quem poderia surpreender nessa reta final era o Fábio Simplício. Seu time, o modesto Palermo, tem tudo para conseguir a última vaga italiana na Liga dos Campeões. E Simplício é um dos principais jogadores da equipe.
.
Estamos nos últimos dias de campanha. E, pelo visto, vale tudo. Juca Kfouori faz campanha para Neymar e, comentando o jogo de hoje, conseguiu afirmar que o santista não simula faltas. Como eu quero ver o Fenômeno na Copa, imitarei a conduta do Juca e afirmo o seguinte: Ronaldo está magrinho, correndo muito e dando passes preciosos. Se o gol não sai é por culpa do elenco, do treinador, do campo encharcado e do refletor que teimava em apagar na hora em que o craque tentava uma jogada.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que na hora H Ronaldinho será convocado, exatamente como aconteceu antes das olimpíadas, onde Dunga deixava parecer que não o convocaria e meio a "contra-gosto" acabou convocando-o para as olimpíadas

    ResponderExcluir