Hoje pude ver inúmeros jogos interessantes. O Valencia garantiu uma vaga na próxima edição da liga de campeões, com três gols do gigante sérvio Zigic, um deles mal anulado. Mas quem merece ser lembrado é o volante argentino Ever Banega. Um jovem talentoso, muito mais do que Gago, que tem um futuro promissor e, quem sabe, uma vaga para esta copa do mundo. Sempre com a cabeça erguida, repartindo bons passes e iniciando sempre as jogadas do Valencia. O também argenino Tévez, contribuiu com a vitória do City e a possibilidade de disputar, assim como o Valência, a próxima liga dos campeões. Tévez continua o mesmo do Corinthians, muita velocidade e total entrega à partida. Poderia sim ser titular na Argentina, desde que Maradona consiga organizar um esquema em que se privilegie a velocidade do ataque.
.
Na Itália, a Roma segue apertando a Inter. Totti demonstrou que ainda pode disputar uma copa. Particularmente espero que sim, pois a Itália com Totti jogando bem daria um salto de qualidade, passando a figurar entre as favoritas. A Roma venceu com um gol seu e uma bela assistência. Já o Milan, o péssimo time do Milan... o que dizer. Não consigo entender como um clube tão importante consegue estar tão mal planejado. Hoje pude ver que o responsável pelas contratações e renovações do Milan passou duas temporadas ou doente do coração ou da cabeça. Sempre lembrado por sua excelente linha defensiva formada por Tassoti, Baresi, Costacurta e Maldini, o Milan faz feio e apenas conta com o bom Thiago Silva. Zambrota, desde que foi traumatizado por ser, injustamente, reserva de Oleguer no Barcelona, não consegue repetir as boas atuações da Juventus, que o credenciaram como um dos melhores laterais do mundo na época. Favalli, que nunca foi bom lateral, atua como zagueiro. Nem preciso é dizer que é um péssimo zagueiro. Os jovens laterais Antonini e Abate são de dar náuseas. No meio, Ambrosini, que nunca foi bom, envelheceu e apodreceu. E no ataque, a troca de Gilardino por Borriello mostrou ser doença de cabeça mesmo. Salvam-se Seedorf, que consegue jogar bem um tempo, Pirlo, que continua distribuindo bem o jogo, os jovens Pato e Huntelaar, que seriam bons reservas, e Ronaldinho, indiscutivelmente o melhor, porém (creio que só eu vejo isso) mal posicionado.
.
Ronaldinho tem todas as características de um atacante e deveria jogar como tal. O vejo jogando na mesma posição em que atua Totti, tanto pela Roma quanto pela Azzurra. Bem perto da área. Ronaldinho, apesar de tocar mais vezes na bola, se perde quando joga pela ponta esquerda. Se prejudica. Anotem o que digo: quando fisicamente Ronaldinho estiver mermado, jogará melhor, pois se posicionará na posição que agora vos falo. Ronaldinho é bom de cabeça, proteje bem a bola de costas, fazendo o pivô, dribla bem em espaços curtos e tem um excelente disparo. São características de um grande atacante de área ou segundo atacante. Por outro lado, quando atua mais recuado, apesar de seus passes brilhantes, se perde na imensidão das possibilidades. Por poder fazer qualquer coisa; driblar, lançar, virar o jogo, ele inúmeras vezes elege mal. Ou tarda um instante em decidir e o jogo deixa de fluir. Além disso, sua presença é tão forte em campo que todos o buscam, mesmo não sendo ele a melhor opção e o jogo deixa de fluir. E se joga aberto em uma ponta, fixo, todavía pior. Aí ele é mais facilmente marcado e, tanto seus dribles quanto seus lançamentos são menos produtivos do que quando atua pelo meio. Não que ele jogue mal quanto atua pela ponta, apenas deixa de ser o jogador brilhante que seria caso percorresse as proximidades da grande área. Talvez o maior erro foi compará-lo com Maradona. Melhor seria compará-lo com Puskas ou Bergkamp, que atuavam mais perto do gol.
.
O Barcelona ganhou e passou o pepino para o Real Madrid. Nilmar teve duas chances no início da partida, uma sem goleiro e outra de cara com Valdés, para azedar a noite Barcelonista. Pecou Nilmar, mas não Xavi e Messi. Em mais uma noite inspirada dos dois melhores jogadores do setor, o Barcelona faz 4x1 no razoável time do Villareal. Xavi, como de costume, deixou Messi e Bojan de cara para o gol, além de fazer um bonito gol de falta. Completando a goleada, Messi, com muita tranquilidade, finaliza boa jogada de Alves pela lateral. Messi continua com a moral alta. Veremos se a imprensa sensacionalista espanhola seguirá assim, caso o Barça deixe escapar a Liga.
.
O Bayern ganha fácil e praticamente confirma o título do Alemão, graças, também, a mais uma boa atuação do jovem volante Ozil, na vitória do Werder Bremen para cima do vice-líder Schalke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário