O Chile encantou em 98 com a boa dupla atacante formada por Iván Zamorano e Marcelo Salas. Nesta copa, outras duplas podem ficar tão famosas quanto aquela. No Chile a reedição do feito cabe ao centroavante Humberto Suazo e o meia-atacante Matías Fernández. Suazo foi o artilheiro das eliminatórias e tem uma impressionante média de gols, das maiores entre jogadores chilenos. Matías Fernández foi considerado o melhor jogador jovem da América do Sul, mas, ainda, não conseguiu atingir o nível a que está destinado. É um projeto de craque e todos esperam sua ascenção.
.
Pelo Paraguay veremos uma dupla formada pelo rodado, mas jovem, Roque Santa Cruz, que joga pelo Manchester City e pelo ainda desconhecido, mas artilheiro indiscutível, Óscar Cardozo, do Benfica. Cardozo é um centroavante com o mesmo estilo de Santa Cruz. Nas últimas temporadas, vem mostrando que raramente passa um jogo sem marcar. Tem ainda 23 anos e essa Copa pode ser a melhor vitrine para o seu futebol. Em teoria só um dos dois jogariam como titular, pois a segunda vaga era do Salvador Cabañas, que possivelmente não se recuperará a tempo para o mundial.
.
Mas de todas, a melhor dupla sulamericana (tão boa quanto a do Brasil ou Argentina) é a formada pelos atacantes Diego Forlán e Luis Suárez. É o casamento perfeito, o experiente Forlán, de 30 anos e muitas artilharias no curriculum, e o jovem artilheiro do Eredivisie, de 23 anos e que este ano vem mostrando o melhor futebol de sua carreira, inclusive podendo bater o record de maior marcador dos últimos 25 anos do campeonato. Atualmente, conta com 33 gols em 28 partidas (Kezman marcou 35 em 2003). É quase certo que depois desta copa o Ajax terá que deixá-lo sair para um clube maior. As semelhanças com Zamorano e Salas aumentam quando recordamos as idades dos dois chilenos no mundial de 98 e a dos uruguaios nesta copa. Naquela ocasião, Zamorano era um centroavante experiente, com passagens pelo Sevilla e Madrid, e militava pela Internazionale. Salas acabava de desembarcar na Europa, específicamente na Lázio, onde suas atuações lhe rederam o título de melhor atacante chileno da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário