quarta-feira, 28 de abril de 2010

Os melhores times da história.

Daqui de onde miro, duma quina recente da história e geografia do mundo, irei elencar aqueles que foram, para mim, os melhores times de todos os tempos. É claro que esquecerei grandes times, ora por desconhecimento ora por esquecimento, mas aqui estarão lembrados muitos dos times que entraram para a história. Desde logo aviso aos mais afoitos que não entrará nem o Barça, nem o Santos atuais, mas outros Barças e outros Santos sim. Impossível será dizer qual dos times abaixo foi o melhor, daí elencar as equipes por data. A maioria não acompanhei, apenas vi imagens, mas acompanharei algumas opiniões e estudos feitos por outros. Daí, além de subjetiva, a lista certamente será falha. Estará ao lado do clube o ano mais marcante. Isto não significa que em anos anteriores e posteriores o time não era tão bom. Não entram aqui as seleções. Assim, ficam de fora as seleções Brasileiras de 58, 70 e 82, a Húngria de 54, a Holanda de 74, dentre outras. Também estão fora times anteriores ao ano de 1958.
.
1.Real Madrid (1960): Domínguez; Pachín, Marquitos, Santamaría e Zárraga; Vidal, Didi, Canario e Di Stéfano; Puskas e Gento.
.
2. Botafogo (1962): Manga; Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e Didi; Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.
.
3. Santos (1963): Gilmar; Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Mengalvio e Zito; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.
.
4. Ajax (1973): Stuye; Suurbier, Blankenburg, Hulshoff e Krol; Neeskens, Arie Haan, Muhren e Johnny Rep; Cruyff e Keizer.
.
5. Bayern (76): Sepp Maier; Beckenbauer, Schwarzenbeck, Hansen e Horsmann; Durnberger, Roth e Kapellmann; Rummenigge, Muller e Uli HoeneB.
.
6. Flamengo (1981): Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.
.
7. Milan (1989): Galli; Tassoti, Costacurta, Baresi e Maldini; Colombo, Riijkaard, Ancelotti e Donadoni; Gullit e Van Basten.
.
8. Palmeiras (1994): Veloso; Cláudio, Antonio Carlos, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Zinho e Rivaldo; Edmundo e Evair.
.
9. Barcelona (1994): Zubizarreta; Ferrer, Nadal, Koeman e Sergi; Guardiola, Bakero, Amor e Laudrup; Stoichkov e Romário.
.
10. Vasco (1997): Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa, Juninho, Pedrinho e Ramón; Edmundo e Evair.
.
11. Corinthians (2000): Dida; Índio, Adilson, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edilson e Luizão.
.
12. Real Madrid (2002): Casillas; Salgado, Helguera, Hierro, Roberto Carlos; Makelele, Cambiasso, Zidane e Figo; Raúl e Ronaldo.
.
13. Barcelona (2005): Valdés; Beletti, Puyol, Márquez e Sylvinho; Edmilson, Xavi e Deco; Ronaldinho, Messi e Etoo.
.
Recordo que esta lista é bastante falha. Outros times foram tão bons e poderiam estar entre estes. Alguns destes times conseguiu juntar, em uma única equipe, a mais de um craque. Outros, formaram boas equipes em torno de um ou dois jogadores. O Madrid, por exemplo, tem uma péssima defesa. O Barça, de 94, assim como o Madrid de 2002, conseguiu juntar três grandes em uma única equipe; Laudrup, Stoichkov e Romário. O Vasco e o Corinthians foram tão bons quanto os melhores. Poucos podem contar com Juninho, Pedrinho e Ramón no meio de campo, ou Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho. O Palmeiras era uma verdeira seleção. Sem falar no Milan, de Ruud Gullit e Van Basten. Os times anteriores a 89 devem mais à uma pesquisa do que a uma análise pessoal apropriada.
.
Atualmente se tem falado muito do Barcelona e do Santos, mas depois desta lista aí acima, acho que não faz muito sentido enquadrá-los entre os melhores da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário