segunda-feira, 21 de junho de 2010

Espanha insiste no erro.

A Espanha ganhou da fraca equipe de Honduras e só depende de si para avançar à próxima fase, mas, ao contrário da maioria, continuo me sentindo traído. Me prometeram alegria e só o que vejo é um plágio da seleção brasileira, que venho criticando e criticando. Del Bosque insiste em jogar com Busquets e Xabi Alonso na frente da zaga, abdicando da qualidade incomparável do meio de campo da Eurocopa. O próprio Xabi Alonso é menos técnico e hábil que Marcos Senna. E Busquets é a versão piorada de Felipe Melo. Xavi joga mais perto dos atacantes, posição ideal para o meia do Barça. E, contra Honduras, Villa atuou bem aberto na esquerda.
.
Del Bosque parece querer copiar o esquema da moda em meia Europa, com um ponta de cada lado, como faz a Holanda. Ocorre que como seus melhores jogadores são meias e não extremos, esta não seria a melhor armação. A Espanha deve voltar a atuar como na Eurocopa, com Xabi Alonso na vaga de Senna. Iniesta é o mais indicado a jogar mais recuado. Xavi como meia-armador e Silva como meia-atacante, caindo ora por uma banda, ora por outra.
.
Ao abdicar do estilo que custou tanto para conquistar, a Espanha abdica de deixar a sua marca, de surpreender e encantar. Assim como fez o Barcelona, a Espanha começa a temer demais a derrota e busca se precaver exageradamente.
.
O jogo contra o Chile promete ser um bom jogo. Primeiro porque a Espanha precisa vencer, segundo porque o Chile não sabe defender. A derrota espanhola para a Suiça pode custar a classificação do Chile para a próxima fase. Esperemos que Honduras consiga marcar seu primeiro ponto e tanto Chile quanto Espanha passem à próxima fase.

Um comentário:

  1. Realmente, a España nao encanta, tanto que o español de rua ja nao cre. Logico está, a propaganda na impresa local eh outra, España eh a melhor e a favorita.
    Luis Aragonez, bem que está tentando alertar do perigo de jogar com dois volantes, mas Del Bosque nao faz caso.
    Veremos como termina España x Chile, porem nao pinta nada bem aa furia.

    ResponderExcluir