A Espanha mereceu vencer Portugal. Jogou no ataque e conseguiu furar a retranca portuguesa. Mais um time ofensivo nas quartas de final.
.
Del Bosque segue optando por Busquets no meio de campo. O que, para mim, é um erro que pode lhe valer a classificação para a final. Portugal não atacou, nem pressionou a saída de bola da Espanha, como fez o Chile. Caso a Espanha jogue contra um bom time que adote o esquema do Chile, deverá cair. Caso enfrente o Brasil das oitavas, a Holanda ou a Argentina, ficará mais evidente o erro que é jogar com Busquets.
.
Ainda assim, mesmo com a falta de pressão portuguesa, dava para perceber que faltou um homem no meio de campo que se movimentasse pelas pontas. Como não havia este jogador, Fernando Torres abandonou o centro e jogou pela direita. Sem um jogador de referência na área portuguesa, ficou muito difícil sair o gol. É certo que Fernando Torres não está jogando nada, assim como Rooney e Cristiano Ronaldo.
.
Com a entrada de Llorente, Del Bosque corrigiu a falha de posicionamento de Torres. Llorente jogou de costas para a defesa e fez muito bem o pivô. Muitos comentaristas desconhecem a valia de um homem forte, que saiba jogar de costas, para o bom funcionamento de um ataque, principalmente contra uma defesa bem postada e forte. Muitas vezes jogadores como Adriano ou Washington são mais importantes do que jogadores habilidosos. Quem se lembrar do grandalhão e desengonçado Koller saberá que, mesmo parecendo um grosso, existem jogadores que fazem o ataque funcionar, até quando não tocam na bola. Llorente fez bem o papel de pivô e quase fez um gol de cabeça. E não se surpreendam se Maradona optar por jogar com Palermo em uma eventual final contra o Brasil.
.
A Espanha é ainda mais favorita contra o Paraguai depois da fraca exibição de nossos vizinhos no jogo contra o Japão. O Paraguai optou pelo chutão durante mais da metade da partida. Venceu nos penaltis, mas fez o pior jogo das oitavas, um dos piores da Copa.
.
Casillas pode ser o vilão da Copa para a Espanha. Xavi e Iniesta controlam o meio de campo e Villa continua mostrando ao mundo que é muito melhor do que Torres. Agora, contratado pelo Barcelona, ganhará status de super-craque. Uma pena que só valorizamos a jogadores que atuam nos grandes times da Espanha, Inglaterra ou Itália. Jogadores como Juninho Pernambucano, Alex ou Riquelme nunca foram tratados como mereciam ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário