Já conhecemos quatro dos oito confrontos da próxima fase. Eu, até agora, errei pouco. Apostei em Argentina e Coréia do Sul no grupo A, em França e Uruguai no B, em Alemanha e Sérvia no C e em Inglaterra e EUA no D. Errei feio com a França. Já com a Sérvia, me eximo de culpa. Contra Gana, um penalti infantil causou a derrota. E contra a Austrália, a culpa foi da Jabulani. Não é possível que se percam tantos gols se não for por culpa da bola. Este está sendo o mundial dos gols absurdamente perdidos.
.
Em todo caso, ao analisar o grupo D afirmei que era o mais equilibrado, onde qualquer um, inclusive a Austrália, poderia passar. Após a goleada Alemã, muitos afirmaram que a Alemanha era a favorita ao título, eu continuei dizendo que esta Alemanha tem como maior virtude a ousadia ofensiva, mas carece de bons jogadores em posições cruciais, como no ataque e na defesa. Dois jogadores merecem destaque na seleção Alemã, o volante Schweinsteiger e o meia Ozil. O primeiro, ao passar a jogar na frente da zaga, descobriu sua posição e, hoje, pode ser considerado o melhor volante defensivo da Copa. Como seria bom vê-lo jogar ao lado de Ballack. Já o jovem Ozil merece o título de revelação da Copa. Ele tem tudo para se transformar em um craque, falta maturidade e gol. Fiquemos de olho nesta pérola do futebol europeu.
.
A Inglaterra e Rooney ainda não se encontraram na Copa. Insisto em que Joe Cole deve ser o titular, pois falta drible nesta boa, mas engessada Inglaterra. Defensivamente a Inglaterra não tem problemas e, enfim, Gerrard jogou bem. Sem brilho, como todos os times de Capelo, a Inglaterra ainda é, para mim, uma das favoritas ao título. Acredito que passará da Alemanha nas oitavas e eliminará a Argentina nas quartas. Esperemos que Rooney melhore nas próximas partidas.
.
A Argentina joga bem e consegue esconder seus graves defeitos. O time é bastante limitado e, como disse antes da Copa, só será campeão se Messi for genial em todos os jogos. Basta um jogo ruim de Messi para a Argentina afundar. Começando de trás, o goleiro é um dos piores do torneio, mas ainda não foi testado. Os quatro zagueiros são ruins. Samuel, com cartaz de bom zagueiro, é limitadíssimo e lento. Ao lado de Lúcio, Maicon e Zanetti, suas deficientes passam despercebidas, mas ao lado de Heinze, Demicheles e Gutierrez não passará. Mascherano é o cão de guarda da fraca defesa, mas não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. No meio de campo, Verón é o "cara". Sem ele a Argentina é só correria. E o tão exaltado ataque Argentino é, não se enganem, muito modesto. O jogador mais promissor, porém ainda imaturo, é Aguero. Hinguain vive uma boa fase, é o seu ano de artilheiro, mas não é um fora de série. Milito é tão bom quanto foi Kléber Pereira, mas inferior a Luis Fabiano, Forlán ou Rooney. Em suma, a Argentina tem um time regular e um craque. É possível passar pela Inglaterra, mas se neste dia Messi não jogar bem...
.
O Uruguai tem tudo para ser a surpresa desta Copa, fazendo um semi-final. Ao terminar em primeiro em seu grupo e Inglaterra em segundo do D, o Uruguai só enfrentará equipes modestas. Nas oitavas terá pela frente a bem organizada seleção coreana. Acredito que o jogo será aberto, com muitas chances para ambos lados. Como a Jabulani está queimando nos pés dos atacantes, o fato de o Uruguai contar com dois artilheiros fará com que a balança pese a seu favor. Nas quartas enfrentará EUA ou Gana, que não são bons times. Eu aposto nos EUA contra o Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário